Dicas de segurança para condominios e prevenção acidentes e redução de custo e tudo para condominio em geral.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Como manter uma lixeira de condominio sempre limpa e cheirosa.
Lixo
Lixeiras conservadas mantêm tudo limpo e seguro no condomínio
O trabalho de quem administra um condomínio inclui cuidados com a higiene e o bem-estar dos moradores. A manutenção das lixeiras e caçambas faz parte dessas obrigações
A limpeza diária é uma das rotinas da equipe de zeladoria. Ao síndico cabe providenciar recipientes ideais para o acondicionamento do lixo e outros resíduos, inclusive materiais recicláveis que podem ser encaminhados a cooperativas.
Todo o lixo doméstico, não reciclável, deve ser colocado em lixeiras secas e tampadas até que os caminhões da Prefeitura recolham. A maior parte dos condomínios prefere os modelos de maior capacidade, de metal e com tampa.
"As dimensões devem ser as mais apropriadas para a necessidade do condomínio, em geral 1,2 mil litros ou 600 litros", orienta o consultor Marcelo Luiz dos Santos, empresário especializado nesse tipo de contêiner.
Os síndicos escolhem baús de ferro ou de aço galvanizado. As medidas variam pouco porque há uma normatização nas lixeiras para serem recolhidas pela Prefeitura.
Em relação aos cuidados contra contaminação, as medidas são bastante simples. Os funcionários que fazem o transporte do lixo dos prédios até o contêiner devem estar protegidos por luvas e botas de borracha.
Os fabricantes das lixeiras sugerem que a limpeza seja feita sem água, caso seja indispensável, que o recipiente não fique com água represada ou acumule sujeira úmida, que exala mau cheiro. O ideal seria deixar a lixeira secar aberta sob a luz do sol.
Em lojas especializadas, os síndicos encontram produtos para limpeza profunda nas lixeiras. Eles desinfetam e evitam odores que, além da concentração de insetos e roedores, incomodam os moradores.
Dicas
A lixeira de metal deve ser do tamanho da necessidade do condomínio, sem sobras. Os caminhões só recolhem o contêiner com mais da metade do volume.
A mistura caseira para limpeza das lixeiras é detergente diluído em água, na razão de 1% de detergente para 99% de água. Deve ser aplicado com luvas e botas de borracha, de preferência, a cada recolhimento do lixo.
É preciso borrifar desinfetante ou cloro e deixar agir por alguns minutos. Depois desodorizar o local.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário