
Evite deixar a geladeira ou o freezer ao lado do fogão ou em locais onde os aparelhos tomem sol durante boa parte do dia. Perto de fontes de calor, eles consomem muito mais energia. Se na sua casa for assim, estude com seus pais um jeito de mudá-los de lugar.
Dê uma espiada se a parte traseira da geladeira e do freezer está limpa e distante da parede. Nunca deixe esses dois aparelhos encostados e não coloque tênis ou pano de prato atrás deles para secar, hein?
Se notar uma camada de gelo se formando, dê um toque na sua mãe, porque está na hora de descongelar a geladeira.
Não fique abrindo a porta da geladeira à toa. Coloque na frente as coisas que você pega mais vezes para não ficar um tempão com a porta aberta, procurando.
Espero os alimentos esfriarem antes de guardá-los na geladeira ou no freezer.
No inverno, diminua o seletor da geladeira. Siga as instruções do fabricante, consultando o manual.
Faça regularmente o seguinte teste: feche a porta da geladeira com uma folha fina de papel - metade para dentro e metade para fora. Com a porta fechada, puxe a folha. Se for difícil tirar, beleza. Mas se o papel sair fácil, está na hora de trocar a borracha da porta: ela não está vedando corretamente e isso faz com que gaste mais energia elétrica. Faça o mesmo com a porta do freezer.
As prateleiras da geladeira e do freezer têm de estar livres para o ar frio poder circular. Nada de forrá-las com plástico, vidro ou tábua, portanto.
Se a família inteira viajar por todo o período de férias, compensa esvaziar a geladeira e o freezer e deixá-los desligados da tomada.
Se você usa microondas, aqueça a refeição de toda a família ao mesmo tempo ao invés de cada um esquentar seu próprio prato. É o que se chama otimizar o uso.
O mesmo princípio vale se a turma toda vai lanchar na sua casa. Nesse caso, tudo bem usar o forno elétrico, a torradeira elétrica e o microondas. Mas se o lanche for só para você, é melhor usar o fogão, sacou?
Se você tem lava-louça, de duas uma: ou vocês estabelecem um rodízio de quem lava toda a louça na mão, ou todos acumulam a louça suja para usar a máquina na sua capacidade máxima. Aposto que sua mãe vai adorar qualquer uma das duas soluções!
Torneira elétrica é outro aparelho que gasta eletricidade tanto quanto o chuveiro. Se o dia estiver quente, opte pela fria. E aí vai outra dica: ensaboe toda a louça primeiro e só ligue a torneira para enxaguar tudo de uma vez, em fila. Assim, você economiza outro bem precioso: a água!
Se seus pais estão pensando em trocar qualquer eletrodoméstico, dê uma força e ajude na escolha de um modelo mais econômico. Todos os equipamentos trazem o consumo de energia declarado no rótulo. No site do INMETRO você encontra a avaliação de diversas marcas e modelos atualizada semestralmente. O selinho do Procel é outra indicação de equipamento de baixo consumo de energia elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário